Eu vejo as mudanças no meu corpo. A pele que adquiriu novas texturas preparadas pelo tempo. O cabelo que, pouco a pouco, vai fazendo aparecer fios brancos. Novos risquinhos no meu rosto, pescoço e mãos.
Penso em como mudei tanto. E penso em como vou mudar ainda mais. Está apenas começando.
A gente envelhece todos os dias. Mas só paramos pra pensar sobre isso aos 30. Quando você vê está procurando informações sobre botox pra tentar barrar a ação do tempo, hahaha.
Mas, se você olhar de pertinho, você verá que está envelhecendo desde que nasceu. Que mudou todos os anos. Que nunca foi a mesma por mais do que um curto período de tempo. Então por quê diabos envelhecer seria algo ruim?
Eu poderia escrever aqui todos os mecanismos com que a sociedade nos faz ter medo de nos tornarmos velhas. Que nos ensina a perceber valor apenas na juventude. Que convence mulheres maduras de que estão “inadequadas”.
Mas eu vou apenas dizer que este é um medo aprendido. E que podemos desaprendê-lo. Não quer dizer que seja fácil. Apenas que não é real, é coisa criada pelo mundo. É forma de controle sobre o corpo feminino.
Meu exercício diário agora é tentar não julgar as novas formas que meu corpo assume. O mundo já faz isso por mim, não quero mais ser meu próprio carrasco.
O que pretendo fazer agora, é amá-las. Honrar as mudanças. Honrar o tempo contado em minha face. Honrar o que custou chegar até aqui. Honrar toda a história que me ergueu como a mulher que sou.
Envelhecer é um privilégio. Pois VIVER é um privilégio.
Quero nutrir de amor esse corpo que me trouxe até aqui. Sentir tudo que ele me permite experimentar no mundo. E cuidar para que ele me leve ainda mais longe.
Mesmo as articulações não sendo mais as mesmas. Mesmo o fôlego ter ficado um pouco pelo caminho. Está tudo bem. É só uma nova forma de estar no mundo. É só o sentir humano sobre outra perspectiva. É só um jeito diferente de viver.
Não julgar ou fazer juízo de valor sobre quem somos, nos permite um novo olhar pela vida. Um novo olhar para nós mesmas.
Desejo que você possa ver isso. E através desse exercício diário, enxergar o valor imenso que você carrega em todas as fases da vida.
Um beijo gigante, Maravilhosa!
Mari