Você provavelmente já deve ter ouvido falar do ensaio boudoir ou da fotografia boudoir. Mas você sabe como ela surgiu e como é feita hoje em dia?
Escrevi este artigo para esclarecer uma dúvida comum das mulheres que ouvem pela primeira vez o termo boudoir. Com o tempo, a palavra foi pulverizada pelo uso excessivo, mas ainda existe um significado por trás dela.
Neste artigo vamos abordar os seguintes tópicos:
- Origem da palavra boudoir
- Surgimento da fotografia boudoir
- O que é o ensaio boudoir
Então, vem comigo que eu te conto os detalhes.
Do Francês, Boudoir.
A palavra Boudoir tem origem francesa, e era usada para designar um tipo de quarto privado das mulheres de alta classe e da realeza.
O boudoir era construído separadamente do quarto de dormir, e lá as mulheres podiam costurar, ter conversas privadas, passar um tempo com seus amores, se arrumar após o banho, realizar reuniões de amigas, dentre outras atividades.
A decoração do boudoir segue uma linha francesa, e varia de estilo estético a cada época da história.
Surgimento da Fotografia Boudoir
Como vimos, o termo boudoir foi emprestado do francês para apontar um estilo de fotografia íntima feminina.
Os primeiros registros de um ensaio boudoir, como conhecemos hoje, surgiram em 1920. Muitos eram realizados nos próprios quartos das mulheres, utilizando peças íntimas de lingerie, penteadeiras e objetos pessoais.
Com o tempo os ensaios de boudoir passaram também a serem feitos em estúdio, com uma decoração que remetia ao estilo francês do boudoir.
Eu, particularmente, adoro e compactuo com a ideia de criar cenários em estúdio, como fazia o fotógrafo da década de 20, Albert Arthur Allen.
Quando se sabe exatamente como criar um cenário esteticamente bonito e bem feito para se fotografar, as possibilidades para se criar um ensaio boudoir em estúdio são inúmeras. Trabalho muito dessa forma e cada ensaio acaba tendo uma estética única e exclusiva.
Mas afinal, o que é o Ensaio Boudoir?
O termo ensaio boudoir hoje em dia, é usado para designar um ensaio fotográfico íntimo ou um ensaio sensual feminino.
Durante um tempo, foi muito comum que noivas realizassem um ensaio íntimo para presentear o noivo no dia do casamento.
Mas, recentemente, as mulheres têm descoberto que um ensaio sensual feminino também pode ser feito para si mesmas, como forma de celebrar sua beleza única e sua liberdade.
O ensaio de boudoir foi evoluindo muito ao longo das décadas, assumindo diversos estilos de decoração, e utilizando luzes e temáticas novas nas fotografias. E hoje o termo pode se referir a uma série de estilos de ensaios femininos distintos.
Mas, o significado principal que ficou pra nós, é a intimidade feminina. Aquilo que é guardado a sete chaves e que você só mostrar para quem você confia.
Agora que você já sabe o que é um ensaio boudoir, conheça nossas galerias de imagem para ver os diversos estilos de um ensaio sensual feminino.
Conheça nossos ensaios, clique aqui.
Fontes:
Google Images
7 comentários
[…] Corpete é um clássico da lingerie para ensaio sensual. Quando bem estruturado no corpo, sem deformar sua silhueta, fica […]
Ótimo descritivo sobre o Ensaio Boudoir, sua origem e o seu uso nos dias atuais. Excelentes exemplos contidos em Fotografias Artísticas. Meus Parabéns Artista Fotográfica Mariana Beltrame. Carlos René de Oliveira. Brasília – Distrito Federal – Brasil, 15 de novembro de 2018.
Obrigada, Carlos. Fico feliz que tenha gostado!
[…] decorar como quisesse e que não fosse possível alguém copiar. Meu estilo é mais Ensaio Boudoir/sensual e utilizava uma locação na minha cidade. No entanto, alguns fotógrafos começaram a […]
ADOOREI! Gostei muito mesmo. Definição embasada e defendida com referencias e primazia.
Inspirou-me.
Obrigado por compartilhar 🙂
Que bacana! Feliz que tenha te inspirado. Obrigada pelo comentário. 🙂
Aprendi um poco mais com seu artigo e passei a te seguir no insta. Que trabalho maravilhoso você faz! Você é inspiração pra mim.