Fotógrafo: Saiba que fazer durante a quarentena

Por Mariana Beltrame
1 comentário
estúdio mariana beltrame de ensaios femininos em bh

Tenho visto muitos colegas desesperados com o momento atual e isso tem me dando uma tristeza muito grande.

Hoje estou em um lugar um pouco mais tranquilo, por ter um negócio mais sólido, que vem sendo construído há anos e por ter me preparado para momentos difíceis. Então, sinto que devo contribuir com o que sei.

Então vou apontar o que acho mais urgente que você, fotógrafo ou fotógrafa, preste atenção neste primeiro momento. Esses primeiros passos são cruciais para você não destruir seu negócio enquanto tenta salvá-lo. 

Também criei uma comunidade de ensino onde estou enviando, prioritariamente, estas dicas e direcionamentos importantes. Este é um bom momento para fortalecer nossa marca, nossos negócios e nossa criação, para sobreviver e prosperar fazendo o que a gente ama.

O acesso é gratuito. Se você quiser fazer parte da comunidade, é só clicar aqui para entrar.

Então vamos lá…

O que NÃO fazer neste momento

  • Não aja por desespero. As pessoas sentem o cheiro do desespero e isso espanta os clientes. Ninguém quer se relacionar com uma marca desesperada. Você não consegue ajudar ninguém se está desesperado.
  • Não faça promoção indiscriminadamente. Ninguém vai comprar agora apenas porque está barato. Você vai apenas queimar sua marca e distruir tudo que levou tempo pra construir até agora.
  • Não faça sorteios. O sorteio atrai quem não é seu cliente. Você vai ter um tanto de seguidor que não está interessado no seu trabalho mas sim em ganhar coisas de graça. Ao contrário, foque sua energia em construir um público sólido. Quantidade de seguidores não quer dizer vendas e prosperidade do negócio. Qualidade acima de quantidade. Foco acima da vaidade.
  • Não tem como ignorar o que está acontecendo. Então não aja por desespero e nem ignore a realidade na hora de vender ou de trabalhar.
  • Tem fotógrafo saindo pra fazer foto externa (socorro!!!). Isso é irresponsabilidade e vai respingar em você mais cedo ou mais tarde. No mínimo, seu nome ficará manchado.
ensaio boudoir sensual em bh

Ao invés disso, vamos pensar em alternativas inteligentes para fortalecer seu negócio… 

  • Se for vender algo, faça com delicadeza, você precisa ser sensível ao momento do seu cliente. Está todo mundo preocupado com o futuro. Prioridades, amores. Talvez não seja a hora de vender ensaio, mas de ajudar seu cliente de outra forma.
  • Tente imaginar o que é mais importante pro seu cliente agora ou o que ele vai querer após a quarentena passar. Você pode oferecer uma experiência diferente do que costuma oferecer pra ele? Seja criativo.
  • Crie outro produto, uma oferta distinta, para esses tempos de agora, pra você não queimar o produto principal, ou os pacotes com os quais costuma trabalhar. Dê outro nome e outra cara, para diferenciar.
  • Ao invés de abaixo o preço, ofereça parcelamentos maiores como vantagem de se agendar com antecedência para meses mais a frente. Explique que por conta do período atual você tem uma flexibilidade maior no pagamento.
  • Faça oferta de álbuns para clientes que fotografaram e compraram apenas o ensaio digital.
  • Ofereça ensaios online. Precisamos normalizar essa prática! Não tenha preciosismo com a qualidade da câmera. A memória é o mais importante. Principalmente se você retrata famílias e momentos que não voltam atrás.

Veja o making of do ensaio que fiz online.  O resultado do ensaio está no meu feed também. 

  • – Aproveite este tempo para criar coisas novas, colocar seu negócio em ordem, estruturar o que não está bom.
  • Faça um planejamento estratégico, agora é mais importante que nunca.
  • Esteja perto dos seus clientes. Construa sua imagem. Depois da crise os clientes se lembrarão de quem esteve com eles respeitosamente durante esse período.

Tem um tanto de coisa que a gente deixa de fazer quando achamos que ter um negócio de fotografia é apenas fotografar e vender mês a mês.

O que acontece nos dias em que você não está fotografando, é o que vai garantir a longevidade do seu trabalho.

Mais uma vez (não custa reforçar), mudar drasticamente seus preços pode atrair clientes que normalmente você não desejaria. Ao invés de disso, tente nutrir os clientes que você quer por perto pensando nas questões acima.

Você gostou do conteúdo acima? Se sim, venha pra comunidade de ensino. Clique aqui. Estou ajudando como posso pra que nosso mercado se fortaleça.

You may also like

1 comentário

Como criar um estúdio de fotografia em casa - Mariana Beltrame 9 de maio de 2020 - 13:56

[…] anos, então decidi criar a comunidade durante esta quarentena para ajudar os fotógrafos sobre o que fazer e o que não fazer, mas ela irá continuar depois disso tudo passar. […]

Responder

Deixe seu comentário

Iniciar conversa
1
Olá, Maravilhosa!
Vamos conversar sobre sua sessão, Futura-Musa?