Você já parou pra pensar que beleza não tem nada a ver perfeição? Que inclusive, são conceitos excludentes?
Depois de quase 12 anos fotografando mulheres reais, eu posso dizer isso com toda certeza.
Perfeição é um objetivo inalcançável que colocamos pra nós mesmas. E que constantemente nos leva ao sofrimento. É impossível ver beleza em si mesma se estamos preocupadas em ser perfeitas. Pois, olha só, ninguém é perfeito.
E a beleza é muito mais interessante que isso, porque muitas vezes ela existe na imperfeição também. Ela existe na vulnerabilidade e na habilidade de mostrar seu eu cheio de remendos e buraquinhos. Ela existe onde criamos coragem de abandonar os julgamentos – principalmente os que fazemos de nós mesmas – para ser real.
Já fotografei mais de 1000 mulheres. E sabe o que as minhas clientes mais confiantes tinham em comum? Elas não dão muita importância para seus ditos “defeitos”.
A beleza depende de como nos olhamos e de quem nos olha. Mas ela não faz sofrer. Pelo contrário, quando você a acha em si mesma, deixando pra trás os objetivos de perfeição, ela trás alegria.
Beleza é ter os cabelos bagunçados porque dançou e sorriu e viveu. E não porque deixou de fazer essas coisas por medo de bagunçar o cabelo.
Beleza é ter no corpo as marcas da vida, da maternidade, do envelhecimento, do tempo que passou e foi vivido. Isso não é motivo de vergonha. Isso é lindo. Seu corpo conta todas as suas histórias incríveis. E a beleza também mora aí.
Beleza é aquele jeitinho que só você tem e mais ninguém. Aquilo que te torna única. Não igual, não perfeita. Mas única! Real!
A beleza é leve e aprender a ver beleza em si mesma trás leveza. Procure pela beleza em tudo que olhar, e não pela perfeição. Garanto que você vai ser muito mais feliz.
Com carinho,
Mari.
1 comentário
[…] seu portfólio está presente corpos de mulheres reais, de formatos diversos, ou ele fotografa apenas mulheres que se parecem […]