Neste mês de Outubro passei duas semanas lindas entre as cidades de Amden, Zurique e Lucerna, aqui na Suíça. Me sinto muito inspirada pela luz do Outono, pelas mudanças na paisagem, pelas diferentes cores e sensações que este lugar mágico me proporciona.
Sim, a melhor palavra para descrever a Suíça é: mágica! É impossível descrever com precisão o quanto esse país se importa com detalhes. A organização e a excelência estão presentes em cada cantinho daqui. Os suíços são extremamente exigentes com o funcionamento dos espaços públicos e com a forma de vivenciar a cidade. E isso para uma fotógrafa como eu, que tem o objetivo de ofertar experiências com um padrão cada vez mais elevado, é também uma grande referência.
Agora já quase no finalzinho da viagem, decidi eternizar aqui um compilado de fotografias que eu amei capturar. É como vejo a beleza deste lugar. E espero que você as aprecie aí do outro lado da tela e possa sentir um pouco mais do que é vivenciar este país.
Nas montanhas de Amden
Na minha primeira semana de Suíça nesta temporada outonal, ficamos uma semana nas montanhas de Amden, mais especificamente no distrito de Arvenbüel. Esta região fica acima do Lago Walensee e é possível ter uma vista fantástica ao subir e descer para o distrito.
Recomendo demais fazer o trajeto de ônibus. As janelas oferecem uma visão ampla e quase sem interferências da vista. (Você pode ver nas fotos abaixo). Além do transporte público na Suíça ser excelente, fácil de usar e extremamente pontual.
O distrito de Arvenbüel é um lugar incrível para relaxar e desacelerar da rotina corrida. E pela segunda vez experimentei a sensação de mergulhar primeiro na natureza e silêncio suíços antes de descer para a vida urbana.
(Se você não sabe, estive aqui em Maio de 2024, há alguns meses atrás. Não há post no blog mas há muitas postagens no meu Instagram. Você pode acessar aqui.)
Tudo acontece em um ritmo diferente quando estamos nos Alpes. Nossa rotina é lenta e consiste em basicamente acordar sem despertador, tomar café da manhã com calma, trabalhar ou estudar algumas horas, caminhar pelas florestas, cozinhar, ficar um tempo próximos à lareira e dormir. E o silêncio absoluto da região corrobora com a nossa necessidade de contemplação e vagareza.
Eu poderia fazer isso pelo resta da vida, honestamente. haha.
Aliás, uma coisa impressionante sobre a Suíça é o silêncio. Eu não sabia que um país poderia ser tão confortável auditivamente até estar aqui. Pra quem tem questões sensoriais com ruído, como eu, com certeza irá se sentir muito bem.
Duas atividades foram muito marcantes pra mim nas montanhas:
Primeiro, chegar pertinho e fazer carinho nas vacas (mas claro, com bastante cuidado e respeito). E também ter tempo para observar as folhas amarelas gradativamente chegando para o espetáculo do outono, junto com as mudanças de luz características dessa estação.
Abaixo você pode ver fotos do dia em que a luz estava extra especial. Fiquei tão empolgada que foi o dia em que mais cliquem em toda a viagem.
A vida urbana em Zurique
Já a minha segunda semana de viagem foi instalada em Zurique. Não é segredo que sou apaixonada com esta cidade desde que pisei aqui em Maio. Amo sobretudo o quanto beleza e funcionalidade coexistem.
É com certeza uma beleza diferente do que vemos na natureza Suíça. O que se destaca em Zurique é o fato da cidade ser extremamente limpa, organizada, pontual, fácil de andar. Todos são muito educados e tudo funciona. É também uma cidade extremamente internacional, multilíngue. Uma cidade feita para pessoas!
Mas curiosamente, acabei não fazendo muitas fotos com minha câmera aqui. Entre os compromissos sociais, o trabalho e as atividades que escolhemos fazer, ficou mais difícil andar com minha câmera. Deixei muita coisa salva os stories do meu Instagram também, mas feitas com celular. (Acesse aqui).
Abaixo você pode conferir alguns cliques que fiz em um passeio noturno. Sim, a cidade é tão segura que eu pude fazer isso. Andar por aí com minha câmera fotografando. Algo que amo fazer, mas nem sempre posso.
A minha favorita é a da ponte, onde se podem ver as luzes refletidas no lago Limmat.
Roadtrip para Lucerna
Nesta temporada a novidade foi conhecer a cidade de Lucerna. Pegamos um carro e dirigimos por 50 minutos saindo de Zurique.
Ficamos praticamente à tarde toda caminhando pela cidade antiga, Altstadt. E acredito que foi tempo suficiente para conhecer a cidade. É de fato bem pequena, então coube em nosso bate-volta.
Esta é com certeza uma das cidades mais lindas que já conheci. A arquitetura é belíssima, o rio Reuss é considerado o mais limpo da Suíça (Spoiler: todos são limpos). A luz refletida na água ilumina os prédios de um jeito diferente.
E passear pelas ruas tendo do lado um namorado historiador deixa tudo mais interessante. Inclusive, ele se graduou em história na Universität Luzern e fez questão de me levar para conhecer o campus.
Lucerna é uma das cidades mais antigas da Suíça e possui muitos detalhes medievais preservados. Como por exemplo a ponte de madeira, Kapellbrücke, (nas fotos abaixo) que foi construída por volta do ano 1400.
E por tudo que disse aqui, não se assuste se encontrar muitos turistas pelo caminho. Mesmo no Outono e em um dia nublado, as pontes estão cheias de pessoas tirando fotos e curtindo a cidade.
De fato, Lucerna é extremamente charmosa e convidativa.
Enquanto escrevo este resumo de viagem para vocês, me preparo para retornar ao Brasil. Espero que tenham gostado de ver detalhes da minha temporada de Outono na Suíça. Ano que vem tem mais, mas em uma estação diferente.
Beijo,
Mari.