“Mari,
Recebi o meu álbum e, com ele, todas as emoções vividas no dia do ensaio e do reveal se renovaram com novas cores e novos tons.
A minha experiência começou muito antes de entrar no seu Studio. Começou com cada post do seu perfil, com cada reflexão sobre o corpo, a beleza, o ser musa e ser real.
Encontrar vc foi encontrar um eco para a voz que soava dentro de mim. Uma voz que me dizia a cada dia que o tempo é o maior aliado das mulheres que não se opõem a ele. Que há beleza em nós e essa beleza se transforma conosco. Suas fotos, a forma como vc nos retrata, é uma força contra todos os sussurros que insistem em nós encaixar em uma forma e nos congelar em um tempo.
Poderia escrever uma tese sobre como o seu trabalho impacta na auto estima de uma mulher. Como impactou na minha.
Mas hoje vou me ater a um pequeno capítulo: as rugas e manchas do meu rosto.
Sim. Elas existem e estão lá. A maquiagem não escondeu. As fotos revelaram. As linhas de expressão conquistadas em meus 45 anos, as manchas do sol de minha terra e, porque não dizer, dos excessos da juventude… estão lá. A ausência de uniformidade da pele, das coxas… os braços fortes, as dobras que aos 15, 20 anos não existiam, provas de que o metabolismo não é o mesmo e que tb contam a história de duas gestações…. As assimetrias. Eu vejo tudo isso em minhas fotos. Você não as disfarçou. Não apagou. E com as manchas, rugas e todos os sinais da implacabilidade do tempo, estou deslumbrante.
Também vi nas minhas fotos a ousadia de quem está desafiando o lugar comum dos padrões de beleza ao lado de uma timidez e insegurança de quem está desafiando o lugar comum dos padrões de beleza.
Você percebeu?
O ensaio que fiz com você, releva para todos que tiverem oportunidade de ver as fotos, uma mulher linda, aos 45 anos. Que eu sou uma mulher linda aos 45 anos.
Mas para mim, ele conta um história de conquista da maturidade, de conciliação com o corpo, de descoberta da beleza. São fotos e fotos nunca são apenas uma imagem.
Eu posso dizer muito mais.
Mas vou guardar esses sentimentos para o próximo ensaio. Porque tenho muito mais para contar e revelar sobre mim através de suas lentes. E porque emoções como as que senti, ficam pequenas quando reduzidas em palavras.
Precisam ser desenhadas com luz.
Obrigada.
Bjos”
[Ensaio Fotográfico Feminino realizado em estúdio São Paulo – SP] [by Mariana Beltrame – fotógrafa especialista em fotografia feminina]